Finlândia é o país mais favorável ao trabalho da imprensa; Brasil aparece na 99ª posição

Entre as piores regiões estão Síria, Coreia do Norte e Eritreia

Atualizado em 12/02/2015 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A Finlândia é o país mais favorável ao trabalho dos jornalistas em relação à liberdade de imprensa, apontou a ONG Repórteres Sem Fronteiras, na última quarta-feira (11/2), em uma classificação com mais de 180 países e territórios.
Crédito:Reprodução/RSF Brasil aparece em 99ª posição no ranking de liberdade de imprensa
De acordo com AFP, a entidade destacou que a liberdade de imprensa sofreu um "declínio drástico" em todo o mundo no ano passado, devido, em parte, a grupos extremistas como o Estado Islâmico (EI) e o Boko Haram.
O secretário-geral da organização, Christophe Deloire, pontuou que "houve uma deterioração geral ligada a diferente fatores, como guerras de informação, e ações de grupos não estatais que agem como déspotas".
O Índice da Liberdade de Imprensa da ONG aponta mais de três mil violações à liberdade de informação nos 180 países analisados em 2014. Número que representa um aumento de 8% em relação ao registrado no ano anterior.
No topo da lista dos países mais favoráveis aos profissionais de imprensa, estão a Noruega, seguida por Dinamarca, Holanda, Suécia, Nova Zelândia, Áustria, Canadá, Jamaica e Estônia. O Brasil aparece na 99ª posição.
As piores regiões para o exercício do trabalho são a Síria, o Turcomenistão, a Coreia do Norte e a Eritreia, que aparece em último lugar no ranking.
Confira: