"Financial Times" erra informação e tumultua mercado cambial

Na última quinta-feira (3/12),  o jornal britânico Financial Times gerou tumulto no mercado de câmbio ao publicar que o BancoCentral Europeu (BCE) manteria sua política monetária, quando, na realidade, a instituição reduziu os juros.

Atualizado em 04/12/2015 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

jornal britânico gerou tumulto no mercado de câmbio ao publicar que o Banco Central Europeu (BCE) manteria sua política monetária, quando, na realidade, a instituição reduziu os juros.
Crédito:Reprodução Jornal antecipou notícia errada e prejudicou investidores
De acordo com a AFP, o FT escreveu: "O BCE mantém sua taxa de câmbio, uma decisão surpreendente". A informação foi veiculada na edição online do jornal e outros veículos a reproduziram.
A informação do Financial Times fez com que os investidores comprassem euros. A moeda, que havia caído para 1,0542 o dólar, nível mais baixo registrado em sete meses, subiu para 1,06 dólares.
Em sua conta no Twitter, o FT Markets apagou a notícia rapidamente e pediu desculpas. No entanto, a informação já havia mobilizado muitas operações que podem chegar a bilhões de dólares. "Essa notícia é falsa e não deveria ter sido publicado. Era um dos dois textos preparados antes, cobrindo as diferentes decisões possíveis", esclareceu.
O Banco Central Europeu anunciou, às 12h45, dez minutos depois da publicação do jornal, sua decisão de baixar a taxa básica de juros a -0,3% para estimular a atividade econômica da zona do euro.