Fim da publicidade em emissoras públicas causa greve na França

Fim da publicidade em emissoras públicas causa greve na França

Atualizado em 13/02/2008 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quarta-feira (13), a greve convocado pelos sindicatos do setor audiovisual público da França, diante do plano governamental de suprimir a publicidade nestes meios, tirou do ar os noticiários das principais emissoras da RadioFrance e do canal de televisão France 2.

No lugar das transmissões, os ouvintes da France Info e da France Inter, ouviam uma mensagem explicando que a greve tem como objetivo obter "garantias em relação ao projeto de supressão da publicidade" no setor audiovisual público.

Já na Radio France International (RFI) os programas de notícias foram substituídos por música, enquanto o canal de televisão France 2 levou ao ar um seriado americano em vez de seu tradicional telejornal matutino.

Além de suspender a programação corriqueira da estatal, o sindicato convocou, para a tarde desta quarta-feira, uma manifestação nacional, em Paris.

De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Efe, o que motivou esta paralisação foi o desmantelamento da agência nacional de radiodifusão e televisão (ORTF, sigla em francês) em 1974.

Isto se deve ao fato de uma reunião convocada na terça-feira (12) no Palácio do Eliseu não ter diminuído a preocupação de como será feito o financiamento dos meios de comunicação públicos quando a publicidade for eliminada. Esta medida foi anunciada pelo presidente recém-eleito, Nicolas Sarkozy. Apesar da medida, Sarkozy não divulgou como será feita a compensação da receita publicitária perdida com a proibição.

Leia mais