Filme Rio-Rio Film Commission divulga selecionados por Edital de 2010

Filme Rio-Rio Film Commission divulga selecionados por Edital de 2010

Atualizado em 26/01/2011 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Quatro projetos de longa metragem foram selecionados pelo Edital da Filme Rio -Rio Film Commission (FRRFC) de 2010, destinado a produções de longa-metragem, ficção ou documentário, e série de TV, nacional ou estrangeira, desde que associadas a produtoras fluminenses. Cada contemplado receberá recursos de R$ 250 mil. O investimento total foi de R$ 1 milhão. A FRRFC é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Os selecionados foram os que melhor se enquadraram nos critérios estabelecidos no edital da FRRFC, como o tempo de filmagem no Estado do Rio de Janeiro e o potencial de promoção da cidade e do estado no filme. Os quatro projetos contemplados foram apresentados por produtoras de São Paulo, Inglaterra e Estados Unidos, todas parceiras de empresas do estado do Rio de Janeiro. Elas terão um prazo de dois anos para concluir seus trabalhos.
Os agraciados com o apoio foram: Mato Sem Cachorro, longa metragem/ ficção, da RT2A Produções Cinematográticas Ltda, e da Radar Cinema e Televisão de São Paulo; O Recorde (The Race) - longa metragem/documentário, da Terra Vermelha Filmes Ltda EPP, e da Very Much So da Inglaterra; Uma Noite no Rio - longa metragem/ficção , da EH Filmes Ltda e da Nuts & Lloyd Inc dos EUA; e Marcelo Yuka no Caminho das Setas, longa metragem/documentário.
De acordo com Steve Solot, presidente da Fim Rio - Rio Film Commission, o Edital é uma iniciativa inédita no setor, visando trazer produções de cinema e TV para promover o desenvolvimento cultural e econômico do nosso estado.
"É um prazer anunciar os projetos vencedores do primeiro edital da Filme Rio - Rio Film Commission, um instrumento de promoção da cidade e do estado do Rio de Janeiro. É a primeira vez que uma film commission realiza um edital próprio no Brasil. Essa é mais uma inovação da FRRFC e faz parte de nossa política de criar as condições necessárias para se atrair produções de cinema, TV e publicidade, promover o desenvolvimento local, através da geração de emprego, renda e a arrecadação de impostos, bem como a exposição nacional e internacional de locações", disse Steve.
Solot adiantou que em 2011 a RFC deverá participar de importantes festivais e mercados de cinema ao redor do mundo: de 11 a 17 de fevereiro estará no Festival de Berlim, na Alemanha; de 25 de março a 01 de abril, em Guadalajara, no México; e no Festival de Cinema de Cannes, na França, de 11 a 22 de maio, entre outros, para apresentar o trabalho da entidade, sua logística e seus serviços, e, ainda, fazer contatos com produtores de todo o mundo, visando atrair filmagens para as locações que o Rio de Janeiro oferece.
*O Caderno de Mídia impresso está disponível em versão eletrônica, na íntegra, a todos os internautas do Portal IMPRENSA. Para acessar, clique .
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Leia mais no