Filme documentário narra a jornada de quatro estudantes em busca do ex-jogador Maradona
Quatro estudantes de comunicação de São Paulo, partiram em uma jornada em busca do ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona.
Histórias de TCC
Quatro estudantes de comunicação de São Paulo, Vivian Guilhem, Íris Leite, Phillip da Silva e Thais Leal partiram em uma jornada em busca do ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona, baseando-se na teoria dos Seis Graus de Separação, que diz que estamos conectados a qualquer pessoa do mundo através de seis elos de amizade. Esta jornada resultou no filme documentário “Quem 6 Conhecem”.
“Foi possível explorar a teoria por meio de roteiro aberto uma vez que cada contato nos levou a outro e desta forma a história foi se construindo sem que pudéssemos manipular ou interferir diretamente”, destaca a equipe.
Crédito:Divulgação
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Guilhem, que se formou em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (SP), em 2016, compartilha os bastidores dessa História de TCC.
Principais desafios ao longo da produção
Todo o trabalho em si foi um grande desafio. Desde convencer os meus colegas de que podia dar certo, depois os professores e orientadores. Todos achavam uma loucura, ousado demais. Eu sempre acreditei, e acho que todos acabaram indo na minha onda, vendo a minha paixão pelo projeto.
Durante as gravações, o maior desafio foi conseguir contatar as pessoas que nos indicavam. A teoria existe, é verdadeira, mas nem sempre você consegue a boa vontade das pessoas em participar. Outro desafio foi a parte técnica, não tínhamos material, grana, e tudo nos foi emprestado pela faculdade, alguns equipamentos acabamos comprando. Durante as gravações, tínhamos que carregar o equipamento pelas ruas, literalmente correr atrás dos entrevistados. Chegamos a ficar três meses esperando para conseguir uma única entrevista com um dos ex-jogadores de futebol que precisávamos contatar. Foi mesmo uma loucura!
Os aprendizados
Muitos. Que a teoria é um assunto bem atual e interessantíssimo, que é possível gravar um filme de forma simples, contanto que você tenha uma boa ideia, e que a colaboração de seus colegas é essencial. Mesmo que um projeto pareça ousado demais, se você acredita nele, precisa fazer acontecer.
Significado dessa experiência
A experiência é gratificante, você fica maluco, muitas vezes acha que não vai conseguir, oscila muito emocionalmente, mas no final respira aliviado e cheio de orgulho de si mesmo. Acho que é um impulso necessário e gratificante para tornar-se um profissional cheio de autoconfiança, já que passamos por desafios que, no decorrer da carreira, serão de grande valia.
Contribuições que o trabalho trouxe
Além das pessoais que já citei, o trabalho nos rendeu dois prêmios Intercom, o Expocom 2017 regional e o nacional, na categoria Melhor Programa de TV, e um prêmio no festival universitário Metrô, em Curitiba. Pude ter a experiência de assistir ao filme no telão de um cinema e ser reconhecida como diretora por outras pessoas da área. Também me impulsionou para conseguir outros trabalhos e “me encontrar” na profissão.
Conselhos para quem está fazendo o TCC
Ouse, é o projeto da sua vida, não encare apenas como uma obrigação trabalhosa, esse projeto pode determinar seu futuro profissional e pessoal. Não faça apenas por fazer, acredite no seu projeto. Haverá momentos de extrema alegria e de nervosismo intenso, mas o importante é manter o foco e continuar. Vai valer muito a pena no final!
Assista ao teaser de “Quem 6 Conhecem”.





