Filme dirigido por Jon Stewart narra saga de jornalista americano torturado no Irã

Maziar Bahari passou quatro meses preso no Irã

Atualizado em 05/03/2015 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A história do jornalista iraniano Maziar Bahari, que passou quatro meses preso no Irã, é contada no longa-metragem "118 dias", que estreia nesta quinta-feira (5/3) em circuito nacional, informou a Reuters.

Crédito:Reprodução Gael García Bernal interpreta o jornalista Maziar Bahari no longa-metragem
Em 2009, Bahari deixou Londres, onde vivia com a mulher, então grávida, para acompanhar a campanha presidencial do presidente Mahmoud Ahmadinejad, que tentava o segundo mandato. Durante o trabalho, ele cobria para a Newsweek e BBC as manifestações populares e enviava as imagens que seriam veiculadas na TV americana, o que fez ser preso sob a acusação de espionagem.

O drama é uma adaptação do best-seller autobiográfico escrito pelo jornalista Maziar Bahari, “Then They Came for Me: A Family’s Story of Love, Captivity and Survival”. Nela, o jornalista é interpretado pelo ator mexicano Gael García Bernal, conhecido por fazer Che Guevara em "Diários de motocicleta", do brasileiro Walter Salles.

A elaboração do projeto foi realizada por uma produtora independente após a inciativa de Jon Stewart, âncora do programa "Daily Show", que transmitiu as imagens de Bahari e o entrevistou quando ele saiu da prisão.

Esta é a primeira vez que Stewart escreve um roteiro e dirige um longa-metragem, embora já tenha atuado em vários filmes. O objetivo dele foi mostrar a atual situação do Irã, as torturas sofridas pelo jornalista na prisão e a herança familiar de Bahari, que perdeu a irmã e o pai.

Assista ao trailer:

Leia também