Filme de deputado holandês contra o Corão será exibido na Internet
Filme de deputado holandês contra o Corão será exibido na Internet
O deputado holandês Geert Wilders anunciou nesta quarta-feira (12) que exibirá seu filme contra o Corão somente na internet, e que não fará entrevista coletiva para apresentar a produção, pois não pode arcar com os custos de segurança. A coletiva seria realizada no centro de imprensa de Haia (Nieuwspoort).
"O preço para arcar com a segurança nesse evento chega a centenas de milhares de euros, valor que nem quero ou posso pagar, disse à emissora pública Radio 1 o líder do Partido da Liberdade (PVV). "Fitna" (em árabe, caos ou confronto), é um filme que mostra o Corão como um livro que incita a violência.
A legenda de Wilders tem 9 dos 150 deputados do Parlamento holandês. Os partidos Verde (GroenLinks) e Democrata-Liberal (D66), minoria no Parlamento, acreditam que o Estado deveria arcar com os custos da entrevista coletiva, mas nem a maioria do Congresso nem o Governo aprovam a idéia.
Agora, o deputado quer exibir seu curta-metragem, de 15 minutos, na internet, provavelmente no final deste mês e através do domínio . Como o parlamentar exigia às televisões holandesas que seu trabalho fosse exibido na íntegra e sem cortes, elas se recusaram a transmití-lo.
O anúncio de que o filme será exibido colocou o Governo holandês em uma encruzilhada. O Executivo precisou intensificar os contatos internacionais no mundo muçulmano para evitar reações negativas, como as que ocorreram após a publicação das charges de Maomé por um jornal dinamarquês.
Com informações da EFE
Leia mais






