Filme da Matisse destaca a importância da direção defensiva para garantir segurança à população

Filme da Matisse destaca a importância da direção defensiva para garantir segurança à população

Atualizado em 26/10/2005 às 09:10, por Por: Maria Elisa Pocai / Giusticom.

Conscientizar as pessoas sobre a importância da direção defensiva para salvar vidas. Este é o principal objetivo do filme "Mãos", criado pela Matisse para o Ministério das Cidades e Denatran. Dirigido por Fernando Andrade, da Digital 21, o comercial destaca que dirigir defensivamente garante maior segurança para motoristas, passageiros e pedestres.

O filme será veiculado até o dia 04 de novembro nas principais emissoras de tv aberta e fechada do país. A ação conta ainda com peças para Internet , busdoor e spots para rádio.

Desde último mês de junho, os motoristas que forem renovar suas carteiras de habilitação terão que fazer as provas de direção defensiva e primeiro-socorro. O conteúdo das cartilhas pode ser acessado na íntegra e sem custo no site do Denatran (www.denatran.gov.br). A exigência da prova de direção defensiva no ato da renovação está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já é adotada em mais vários países como Grã-Bretanha e Japão.

O Brasil registra anualmente cerca 1,5 milhão de acidentes, que resultam na morte de 34 mil pessoas e outras 400 mil ficam feridas nos centros urbanos do país. Isso representa uma média de 80 mortes e mil pessoas feridas por dia. Estudos realizados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2003, indicam que o gasto com Saúde Pública em função destes acidentes gira em torno de R$ 5,3 bilhões, considerando apenas áreas urbanas. Este custo pode chegar a R$ 10 bilhões por ano se considerados também os acidentes em rodovias.