Filipinas ordena que a principal rede de TV seja desativada

A Comissão Nacional de Telecomunicações da Filipinas ordenou que a rede ABS-CBN Corp. parasse de operar, após o fim de sua franquia de 25 anos na segunda-feira (04/05).

Atualizado em 06/05/2020 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Reprodução Time Segundo o presidente da empresa, Carlo Katigbak, os mais de 11 mil funcionários da rede e milhões de filipinos precisam dos serviços da rede “especialmente nos piores momentos da pandemia de coronavírus”.

“Milhões de filipinos perderão sua fonte de notícias e entretenimento ... quando as pessoas mais precisam de informações à medida que o país lida com a pandemia do Covid-19”, disse o comunicado do grupo.

O presidente Duterte e seu governo foram acusados de amordaçar a mídia independente, como o ABS-CBN, que é crítica sobre questões como a repressão antidrogas do governo.

“A ordem para fechar o ABS-CBN desconecta uma das fontes de notícias independentes mais confiáveis e das Filipinas. É um golpe esmagador para a liberdade de imprensa, que foi obviamente ordenada pelo presidente Rodrigo Duterte para silenciar reportagens críticas sobre seu governo”, disse Shawn Crispin, representante de Bangkok para o Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ).