Filho de Sarney o agradece por outorga de retransmissora no Maranhão

Filho de Sarney o agradece por outorga de retransmissora no Maranhão

Atualizado em 22/07/2009 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Em reportagem publicada nesta quarta-feira (22), o jornal O Estado de S. Paulo revelou um telefonema entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e seu filho, Fernando, empresário de comunicação, em que o senador informa que tinha acabado de ser assinada, no Ministério das Comunicações, a outorga de mais uma retransmissora da TV Mirante, a rede de televisão da família no estado do Maranhão.

"Ontem foi assinado o negócio da TV de Estreito, a repetidora", diz Sarney. Fernando, então, comemora. "Beleza, ótimo! Isso é uma boa notícia", diz o empresário. Depois, agradece. "Ótima notícia, tá, paizão, obrigado".

O telefonema aconteceu no dia 2 de abril de 2008. No mesmo dia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, do mesmo partido de Sarney, assinou a portaria 145, a qual autorizou a TV Mirante a "executar o Serviço de Retransmissão de Televisão (...) no município de Estreito, Estado do Maranhão".

A portaria, segundo o diário, ampliou os domínios da Rede Mirante, afiliada da Rede Globo, sediada em São Luís e possui repetidoras espalhadas por todo o Maranhão. A família Sarney é dona do maior conglomerado de comunicação do estado. Além da TV Mirante, os Sarneys têm um jornal, uma série de emissoras de rádio e um portal na Internet.

Um levantamento feito pelo Estadão em novembro de 2007 revelou que, 23 dos 81 senadores, aparecerem como donos das empresas de rádio e TV. Pesquisa do Sistema de Acompanhamento de Controle Societário (Siacco), do Ministério das Comunicações, mostra que 17 - dos 23 indicados - têm parentes na sociedade da empresa e na direção dos negócios.

Leia mais