Filha de cinegrafista da Band diz que vai exigir mais segurança para funcionários do canal

Vanessa Andrade, filha do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, morto depois de ter sido atingido por um rojão durante um protesto no último dia 6 de fevereiro, no centro do Rio de Janeiro (RJ), declarou que cobrará da emissora mais segurança para seus funcionários.

Atualizado em 14/02/2014 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Reprodução Filha do cinegrafista quer mais proteção para profissionais da Band
“Não vou deixar o nome do meu pai em vão, não vou deixar a história morrer e vou exigir que a Band dê segurança aos seus funcionários”, afirmou ao portal Terra.

A declaração foi dada enquanto o arcebispo do Rio de Janeiro e novo cardeal da Igreja Católica, Dom Orani Tempesta, rezava uma missa no velório de Santiago, na manhã da última quinta-feira (13/2), no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro (RJ).

Na ocasião, o cinegrafista estava sem capacete ou qualquer equipamento de segurança. Além disso, o profissional estava sozinho no meio da manifestação, que se agravou na estação Central do Brasil, local em que foi ferido.

Esposa fala sobre acusados

A mulher do repórter cinematográfico, Arlita Andrade, conversou com jornalistas no velório de Santiago. Ela preferiu não comentar sobre as investigações e posicionamento das autoridades, mas falou brevemente sobre Fábio Raposo e Caio de Souza, presos em Bangu. “Tenho pena desses dois rapazes. Queria pedir a todo mundo, por favor, sejam mais amigos, mais tranquilos e tenham amor uns pelos outros”, disse ao jornal Correio .
A jornalista da Band, Camila Grecco, destacou que Andrade se preocupava muito com a segurança. “Ele sempre se preocupava com a equipe. Se soubesse que estava em uma situação de muito risco, jamais estaria ali”, disse.

Andrade gostava de coberturas inusitadas e de grande repercussão, contou Arlita. “Eu falava: 'Poxa, amor, faz uma coisa mais leve.' Ele dizia: 'Eu gosto de tiro, porrada e bomba'. O sonho dele era ser repórter cinematográfico”, acrescentou.