FIJ quer proteção à imprensa na região da Faixa de Gaza

FIJ quer proteção à imprensa na região da Faixa de Gaza

Atualizado em 12/01/2009 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

FIJ quer proteção à imprensa na região da Faixa de Gaza

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) pediu, nesta segunda-feira (12), garantias de proteção aos veículos e profissionais de imprensa instalados na região da Faixa de Gaza, alvo de ataques israelenses há quase duas semanas. Segundo noticiou a agênbcia EFE, o comunicado foi feito após um bombardeio, na última sexta (9), a um edifício sede das emissoras Press Tv e Alalam, ocorrido no distrito de Al-Rimal.

Após o incidente, que deixou pelo menos um jornalista feriado, a FIJ a ressaltou que as autoridades de Israel tinham conhecimento da utilização do prédio, que além das emissoras de Tv, abriga mais 18 empresas de comunicação.

No comunicado a FIJ também reiterou que, apesar de o Tribunal Supremo de Israel ter permitido a acesso limitado a correspondentes estrangeiros na região de conflito, autoridades locais continuam a bloquear a entrada de jornalistas estrangeiros.

Aliado à Federação, o Sindicato Palestino de Jornalistas expressou apoio pelo fim dos bombardeios, que até então vitimou quatro jornalistas na região. Entre civis e militares a ofensiva israelense registrou mais de 900 mortes.

Leia Mais

-

-