FIJ pede que Sérvia não rejeite alteração de lei que restringe a liberdade de expressão
FIJ pede que Sérvia não rejeite alteração de lei que restringe a liberdade de expressão
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), enviou uma carta ao presidente da Sérvia, Boris Tadic, pedindo que os legisladores do país rejeitem uma proposta que altera a Lei de Informação Pública sérvia e permite que ela seja mais restritiva à liberdade de expressão.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, a FIJ alega que a alteração não foi discutida previamente com associações, jornalistas e especialistas do setor.
Na carta, o presidente da entidade, Jim Boumelha, afirmou que "são propostas multas drásticas que permitiriam ao governo encerrar rapidamente órgãos de comunicação, o que é inconsistente com o sistema legal sérvio e irá impor uma enorme limitação à liberdade de imprensa, resultando no silenciamento e na na autocensura".
Entidades locais, como a Associação de Jornalistas da Sérvia e a Associação de Jornalistas Independentes da Sérvia se posicionaram da mesma maneira que a FIJ. Elas apresentaram alternativas ao projeto do Governo, lembrando da necessidade da legislação da Sérvia seguir os padrões da União Europeia - o país é candidato a entrar na bloco.
Leia mais






