FIJ exige que Israel divulgue paradeiro de equipe de TV detida em Gaza

FIJ exige que Israel divulgue paradeiro de equipe de TV detida em Gaza

Atualizado em 14/01/2009 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Desde o dia 5 de janeiro, o jornalista Khadir Shahin e seu produtor, ambos da TV palestina Al-Alam, foram presos por soldados israelenses e têm sido mantidos em local desconhecido.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), condenou a atitude do governo de Israel e pediu que o paradeiro dos funcionários da rede palestina seja divulgado. "Exigimos que estes jornalistas que estão ilegalmente detidos sejam libertados de imediato. Israel não tem qualquer razão legítima para deter jornalistas que não estão nem no seu solo nem envolvidos nos combates em Gaza", afirmou Aidan White, secretário-geral da FIJ.

De acordo com informações do site português Jornalistas Online, frente ao esforço do estado israelense em dificultar o trabalho de cobertura dos conflitos, White observou que Israel parece estar mais preocupado com a "intimidação e manipulação desavergonhada dos meios de comunicação do que com considerações pela segurança dos jornalistas", quando não permite a entrada de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza.

Leia mais