Fifa diz não ter provas para punir Dunga por postura em coletiva de imprensa

Fifa diz não ter provas para punir Dunga por postura em coletiva de imprensa

Atualizado em 22/06/2010 às 08:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação/CBF
Técnico Dunga

O Comitê Disciplinar da Federação Internacional de Futebol (Fifa) declarou que não encontrou provas para punir o técnico da seleção brasileira Dunga por xingamentos proferidos contra jornalista, em coletiva de imprensa realizada após vitória da seleção brasileira contra Costa do Marfim. O porta-voz da Fifa, Pekka Odriozola, informou que a entidade analisou o vídeo da entrevista do último domingo (20), e não encontrou base para abrir um processo contra ele.

De acordo com código disciplinar da entidade, o técnico poderia ser enquadrado no Artigo 57, como aconteceu com o argentino Diego Maradona em 2009 - que fez declarações desrespeitosas à imprensa após o jogo que classificou a Argentina para a Copa do Mundo -, que foi suspenso por dois meses e teve que pagar uma multa.

O Artigo 57 diz que "qualquer pessoa que ofenda alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções". No último domingo, Dunga teria ofendido o árbitro Stéphane Lannoy e o jogador da Costa do Marfim, Didier Drogba, após a vitória do Brasil sobre o time africano. E durante a coletiva de imprensa, se irritou com o repórter da Rede Globo, Alex Escobar, e saiu proferindo palavrões.

Em resposta, a emissora exibiu editorial durante o "Fantástico", no qual afirmava que o treinador não "apresenta comportamento compatível com seu cargo".

Leia mais