Fiéis da Igreja Universal processam a Folha de S.Paulo
Fiéis da Igreja Universal processam a Folha de S.Paulo
Deste o início da semana passada, 28 fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus entraram na Justiça com ações individuais contra a Folha da Manhã S.A, que edita o jornal Folha de S.Paulo . No processo, os fiéis sustentam que a reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada pela Folha em 15 de dezembro de 2007, insinuou que os membros da igreja são pessoas inidôneas e que o dízimo pago por eles é produto de crime.
A reportagem da jornalista Elvira Lobato relata que, em 30 anos de existência, a Igreja Universal construiu um conglomerado empresarial em torno do grupo. A jornalista informou que uma das empresas ligadas à Igreja, a Unimetro, está ligada à Cableinvest, registrada no paraíso fiscal da ilha de Jersey, no canal da Mancha. "O elo aparece nos registros da empresa na Junta Comercial de São Paulo. Uma hipótese é que os dízimos dos fiéis sejam esquentados em paraísos fiscais", informou a repórter.
De acordo com informações do site Consultor Jurídico, as petições movidas pelos autores são praticamente iguais, com citações bíblicas e parágrafos idênticos. A ação ajuizada pelo pastor Nalcimar Estevam Araújo, de Jaguarão (RS), representado pela advogada Maristela Carvalho de Freitas, possui 23 parágrafos idênticos ao iniciado por Ailton Cantuário da Silva, de Catolé do Rocha (PB), que é defendido pela advogada Kaline Gomes Barreto.
"Nenhum dos autores foi mencionado na reportagem e não há referência negativa nem aos fiéis da religião nem à Igreja Universal. Não houve nenhum abuso do direito de informação. Sei que sairemos vencedores nessa discussão", afirmou a advogada Taís Gasparian, que representa a Folha .
Leia mais






