Fidel Castro usa jornal para anunciar renúncia ao poder em Cuba
Fidel Castro usa jornal para anunciar renúncia ao poder em Cuba
Nesta terça-feira (19), o líder cubano, Fidel Castro anunciou que não voltará à presidência do país. A renúncia foi feita por intermédio de carta publicada na versão online do jornal oficial Granma .
"A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe", diz a carta.
Fidel declarou que problemas de saúde o afastam do comando da ilha e das forças armadas e relata que se caso tivesse a intenção de continuar à frente do governo "trairia sua consciência assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total, o que não estou em condições físicas de oferecer".
Na carta ele lembra ao povo cubano que o adversário a ser derrotado é muito forte. Fidel ressalta também que a luta continua mesmo estando ele ausente.
O ditador, que esteve no poder por 49 anos, tornando-se assim, o líder há mais à frente de um regime.
De acordo com informações do portal UOL, Fidel Castro, irmão de arma de Che Guevara, encerra com uma mensagem para o povo cubano: "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Continuarei escrevendo sob o título "Reflexões do companheiro Fidel". Será uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso".
Leia mais






