Festival Vida&Arte: cultura e sociedade em Fortaleza 

Festival Vida&Arte: cultura e sociedade em Fortaleza

Atualizado em 21/01/2005 às 13:01, por Redação Portal Imprensa.

Festival Vida&Arte: cultura e sociedade em Fortaleza



O 2º Festival Vida&Arte já está movimentando Fortaleza que, desde o dia 19, passou a ser também a capital das principais expressões artísticas, sociais e culturais do país, com destaque especial para a Nordestinidade, tema da segunda edição do evento. Cerca de 3.300 artistas e profissionais das mais diversas áreas se dividirão em 16 núcleos temáticos para abrigar as artes erudita e popular: Arte Digital, Artes Plásticas, Arte Popular, Artesanato, Beleza e Estética, Dança, Fotografia, Gastronomia, Holística, Humor, Infanto, Jovem & Entretenimento, Literatura, Moda, Música e Teatro. Cada um deles traz oficinas, palestras, shows, exposições e vivências. A Arena Externa montada ao lado do Centro de Convenções trará uma série de shows com artistas nacionais, caso das cantoras Maria Bethânia e Vanessa da Mata, que fazem os espetáculos da noite de abertura do Festival.

A diversidade se traduz em números, com mais de 600 apresentações, 120 oficinas, 30 desfiles de moda, 62 palestras, 20 exposições, 20 debates, 42 vivências holísticas, 12 peças teatrais, entre outras atrações. A data do evento, período de alta estação em todo o Ceará, facilita a presença e participação de turistas brasileiros e do exterior.

Ainda na Arena Externa, se apresentarão na quinta-feira (20) Felipe Dylon, Cidade Negra e Natiruts. A sexta-feira (21) será dia de samba, com Alcione, Zeca Pagodinho e a Velha Guarda da Portela. Jota Quest e Babado Novo vão animar a penúltima noite do Festival, no sábado (22), que contará também com a apresentação da cantora lírica Virgínia Rodrigues no auditório principal do Centro de Convenções. Barão Vermelho, Afro Reggae e Marcelo D2 encerram no domingo (23) a programação deste espaço.

Muitos são os destaques do Festival. A programação pode ser conferida no site www.festivalvidaearte.com.br. Os best sellers e as sumidades em algumas áreas poderão ser conferidas em apresentações divididas entre as salas e auditórios do Centro de Convenções. No Núcleo de Teatro, destaque para as atrizes Fernanda Montenegro, com a peça "Encontros com Fernanda", e Fernanda Torres, que apresentará "A Casa dos Budas Ditosos". Os escritores Içami Tiba e Nélida Piñon farão palestra e noite de autógrafos no Núcleo Literatura. O Núcleo de Holística levará ao público um espaço eclético, com apresentações vivências em grupo e atendimentos individuais em várias técnicas.
O Núcleo Jovem e Entretenimento promoverá apresentações de alguns dos maiores nomes nacionais do skate e dos patins, com as presenças dos skatistas Og de Souza, Rodil Ferrugem e Allan Mesquita, e dos patinadores Felipe Zambardino e Fábio Enes.

Importantes referências do folclore nordestino e brasileiro estarão presentes no núcleo Arte Popular, cuja proposta visa sintonizar os brincantes do Nordeste com as artes urbanas e populares. "Procuramos perceber o nordestino como um observador solidário e descobrir nele um ser do imaginário popular, não como um cidadão disposto a ter somente idéias imaginativas. Por isso, o Festival Vida & Arte se propõe a analisar o significado de ser parte dessa Nação chamada Nordeste", analisa o jornalista Ivonilo Praciano, diretor cultural do Festival.
Já o ambiente do núcleo Arte Digital oferecerá aos amantes da Internet um espaço com recursos computacionais dos mais avançados, acesso em alta velocidade e computadores que poderão ser utilizados para produção de conteúdo durante o próprio Festival, municiando blogs, fotologs e orkut. Palestras e oficinas com nomes locais e nacionais ampliam a programação deste núcleo.

Nordestinidade

Os Estados do Nordeste marcarão presença com atrações típicas da região. Exemplos da Bahia são a Orquestra Popular, as oficinas de Teatro e Palestras ministradas por Nonato Freire, a exposição "Por Favor Não Matem Raul Seixas", do artista plástico Bel Borba, e a Mostra de Documentários do Pólo de Teledramaturgia da Bahia (Pote). Pernambuco também participará com o Maracatu Nação Pernambuco; a Companhia de Dança Experimental, com o espetáculo "Lúmen"; a Oficina de Conto Contemporâneo, ministrada por Ronaldo Correia de Brito; uma mostra de peças de artesãos pernambucanos; e espetáculos do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e da peça Angu de Sangue, além do skatista Og de Souza, nas pistas do Núcleo Jovem e Entretenimento.

O humor cearense vai receber a contribuição paraibana de Cristovam Tadeu. A Paraíba também participará com espetáculos da Nau Catarineta e do Grupo Folclórico do Sesc. Do Maranhão, o tradicional espetáculo do Boi Barrica e oficinas sobre a arte popular do Estado. Sergipe trará apresentações e oficinas com o Grupo Parafuso, também oficina e palestra com o tema "A Arte Popular como caminho educativo", com Aglaê Pontes; o Teatro de Bonecos Terra à Vista; e a palestra e aula "Cozinha no Cangaço de Lampião", com a culinarista Vera Ferreira. O alagoano Grupo Guerreiros de Alagoas e a banda piauiense As Bandolineiras de Oeiras também incrementarão as participações de outros Estados nordestinos no Festival.

Mostrando seu caráter amplo, o Festival trará também a Fortaleza a professora Suzete Venturelli, da Universidade de Brasília, que falará sobre a Digitalização da Arte. Do Acre, no Núcleo de Fotografia, a exposição Soldados da Borracha, de Antonio Alcântara. O Pará apresentará sua tradição musical com o grupo Cheiro do Pará, e o Rio Grande do Sul trará para o Núcleo Infanto a Companhia Gente Falante.
O Festival Vida&Arte acontece a cada dois anos e conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Ceará, numa realização do Instituto Albanisa Sarasate e promoção do jornal O Povo, e o patrocínio de empresas e instituições como os Correios, Banco do Nordeste, TIM/Nokia, Coelce, Fábrica Fortaleza, Dona Benta Alimentos, Cagece e Agripec. Além destes, o Festival conta ainda com a parceria de co-patrocinadores como a Norsa/Coca-Cola, Santana Têxtil do Brasil, Café Santa Clara e Pão de Açúcar.

Festival Vida&Arte 2005
Data: 19 a 23 de janeiro
Local: Centro de Convenções do Ceará - Fortaleza-CE