Festival de ideias “200 Novos Gritos” será lançado no dia nacional da imprensa

A primeira live com o tema “O Brasil no Mundo - onde estamos e para onde vamos?” terá a participação dos jornalistas Mônica Bergamo (Folha d

Atualizado em 31/05/2022 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O lançamento da primeira parte do projeto “História do Futuro” será nesta quarta-feira, dia 01 de junho, no dia nacional da imprensa, em evento online a partir das 10h pelo hotsite .


e S. Paulo), Moisés Rabinovici (Band), Sinval de Itacarambi Leão (IMPRENSA) e Lúcio Mesquita (curador/Innovation Media).


No formato reunião de pauta digital, será o primeiro encontro online de 10, promovido pela IMPRENSA no mês de junho, com o objetivo de discutir as conquistas do passado, os desafios atuais e as soluções para o futuro do Brasil entrando em seu terceiro centenário.

Crédito:Folhapress/ divulgação Mônica Bergamo e Moisés Rabinovici participarão no lançamento



O curador Lúcio Mesquita explica o contexto: “Nos 200 anos de independência, já fomos de tudo um pouco. Vivemos de vender açúcar e café quando a América do Norte e a Europa já tinham iniciado o processo de industrialização. A nossa revolução industrial veio mais tarde, já no século 20, impulsionada somente a partir da década de 50. No campo político, já tivemos um pouco de tudo também: monarquia, presidencialismo e até um parlamentarismo tampão, na década de 60”.


E nas relações exteriores, também já experimentamos bastante: “já flertamos com o fascismo de Hitler e Mussolini, atuamos como quintal dos Estados Unidos depois de um período nas mãos dos britânicos e, já neste século, buscamos parcerias fora do eixo EUA-Europa para focar nos países que formam o BRICS (principalmente a China e a Rússia) e no hemisfério sul como uma nova doutrina diplomática brasileira”, diz Mesquita.


História


Barbosa Lima Sobrinho, 3 vezes presidente da ABI no século passado e biógrafo do maçom gaúcho José Hipólito da Costa, criador do Correio Braziliense, atribuiu no livro “O problema da Imprensa”- publicado por ocasião da celebração do primeiro centenário da independência brasileira -, um papel fundamental na luta pela soberania do Brasil. “Pode-se dizer, com segurança, que a educação política da geração que no Brasil preparou e realizou a independência foi feita pelo Correio Braziliense”.


Sinval de Itacarambi Leão conta que “os dois primeiros jornais brasileiros, nasceram já concorrendo ente si, em 1808. O Correio Braziliense foi lançado em junho, no exilio de Londres, já como oposição. A Gazeta de Lisboa virou Gazeta do Rio de Janeiro, editada então pela Imprensa Régia, em setembro como o jornal oficial da Corte”.


E como o Brasil se encaixa num mundo hoje radicalmente diferente, em termos geopolíticos, econômicos e sociais, daquele em que viviam os brasileiros que testemunharam a independência em 1822?


200 Novos Gritos - Festival de ideias para o futuro do Brasil

De 01 a 30 de junho de 2022

Transmissão ao vivo pelo hotsite do projeto

Lançamento: Dia 01 de junho às 10h

Dias, 8, 15, 22 e 29, das 17h às 19h

Encerramento: dia 30 de junho às 17h

Siga #200novosgritos @portalimprensa