Ferramenta da “Folha” analisa promessas de presidenciáveis durante campanha eleitoral

Elas são analisadas conforme seu grau de dificuldade. Projeto fornece base para uma leitura crítica do brasileiro sobre o cenário eleitoral.

Atualizado em 21/08/2014 às 16:08, por Christh Lopes*.

Ferramenta da “Folha” analisa promessas de presidenciáveis durante campanha eleitoral

No cardápio de propostas servido durante a disputa eleitoral, as promessas de campanha têm presença garantida. Na busca pela verdade desses discursos, a Folha de S.Paulo relança a ferramenta que analisa as propostas dos principais proponentes ao Palácio do Planalto e promete ampliar a cobertura para cenários estaduais.
Crédito:Reprodução Ferramenta analisa se promessas eleitorais podem ser cumpridas
Quem garante é o editor de “Poder” do diário paulista, Ricardo Balthazar, um dos responsáveis pela iniciativa desde que surgiu em 2010. “[O Promessômetro foi] inspirado nos modelos americanos, e temos procurado aperfeiçoar a ferramenta a cada eleição”, diz.

O projeto pretende avaliar o grau de dificuldade de cada promessa realizada ao longo da campanha eleitoral, figuradas em temas centrais do debate como economia, educação, infraestrutura, política, saúde, segurança e transporte.
Próxima de completar uma semana, a página já oferece as propostas mais relevantes feitas pelos principais candidatos ao Palácio do Planalto - o ex-senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Questionado sobre a presença apenas dos dois na ferramenta, Balthazar reitera que o ex-candidato Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo na última quarta-feira (13/8), não foi incluído no levantamento, pois o especial estreou após a tragédia.
Com a oficialização da candidatura de Marina Silva, o jornalista deixa as portas abertas para mais um alvo de análise da ferramenta. “[Ela] ainda não assumiu compromissos como candidata”, avalia.
Segundo ele, a ferramenta pode ser útil no acompanhamento dos futuros governos e na cobrança do cumprimento das promessas feitas na campanha. Além dos jornalistas que fazem parte da cobertura eleitoral, diversos especialistas que dominam o tema ajudam a analisar a possibilidade de realização das propostas apresentadas na busca por votos.
No decorrer da corrida eleitoral, a ferramenta deve incluir compromissos de campanha em outras áreas, como também abranger outros presidenciáveis. Ela oferece recursos que filtram informações disponíveis pela iniciativa, como promessas por candidato, por área ou por grau de dificuldade, apontado como fácil de cumprir, possível, difícil ou impossível.

Além disso, o 'Promessômetro" também considera compromissos assumidos em discursos, entrevistas e documentos públicos, com também procura catalogar as promessas que incluam medidas específicas e metas objetivas, que podem ser cobradas no futuro.
“Nosso objetivo é oferecer ao eleitor uma ferramenta que o ajude a analisar criticamente as promessas dos candidatos”, conclui Balthazar.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves