Fenaj entrega a ministro da Secom "pautas prioritárias" dos jornalistas brasileiros

Membros da diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) reuniram-se com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (6 mar/23), .

Atualizado em 07/03/2023 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.


O encontro contou com a presença da presidente Samira de Castro, do secretário Moacy Neves e do secretário de Mobilização, Rafael Mesquita, além do ex-diretor da entidade, José Torves.
Durante a reunião, os representantes da entidade entregaram ao ministro o documento “8 Pautas Prioritárias das e dos Jornalistas Brasileiros”, além de uma cópia do relatório “Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”. Crédito: Reprodução Fenaj Dentre as propostas do primeiro documento estão a aprovação da PEC do Diploma, a atualização da Regulamentação Profissional, a consolidação de um piso salarial nacional, a criação de um conselho federal de jornalistas, a regulação das das plataformas digitais, a aprovação de um fundo nacional de fomento ao jornalismo e a recuperação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Pontapé inicial

“O debate foi o pontapé inicial para se colocar em prática as iniciativas que visam a reconstrução de nossos direitos”, disse Samira, acrescentando que o ministro, que também é jornalista, disse que está reestruturando a Secom e elaborando uma nova política de comunicação do governo.
Ainda segundo a presidente da Fenaj, Pimenta solicitou a proposta de atualização profissional da categoria para avaliação junto ao Ministério do Trabalho.
Os representantes da Fenaj també pediram apoio do governo brasileiro à proposta da Federação Internacional dos Jornalistas (Fij) de criação de uma convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre segurança dos jornalistas.