Fenaj denuncia manobra no Congresso para impedir debate sobre CFJ
Fenaj denuncia manobra no Congresso para impedir debate sobre CFJ
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), filiada à CUT, divulgou nota nesta segunda-feira, 15, em que denuncia "manobra" na Câmara dos Deputados para impedir o debate sobre a criação do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). Segundo a Fenaj, empresários do setor de comunicação estão pressionando deputados e governo para que o projeto de lei seja "sepultado" no Congresso Nacional".
A federação diz lamentar que "conchavos e negociatas ainda sejam feitos dentro do Congresso, em detrimento dos interesses públicos". A entidade dos jornalistas reivindica dos deputados o debate sobre o Conselho, assim como vem fazendo há três meses, junto aos trabalhadores, em todo o País, desde que encaminhou o projeto ao Congresso. A Fenaj e sindicatos dos jornalistas realizaram também inúmeras audiências públicas e sessões especiais em Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais, faculdades e, em todas elas, a criação da CFJ teve ampla aprovação.
A Federação lembra na nota que obteve apoios de instituições paradigmáticas como a OAB Nacional, como o "Conselhão", que reúne todos os conselho profissionais do País e de todos os parlamentares que fez contatos diretos.
Esses debates, diz a nota, resultaram em importantes contribuições ao projeto de lei, pra que não houvesse dúvidas sobre o caráter democrático e plural do CFJ (desvinculação total do Estado, eleições diretas, incorporação do Código de Ética da categoria e a mudança do nome para Conselho Federal dos Jornalistas).
A Federação cutista reafirma sua confiança de que o governo não irá retirar o projeto da pauta de discussões do Congresso, pois entende ser de interesse dos jornalistas e da sociedade. A nota ainda diz que a entidade reitera sua expectativa de que o Congresso Nacional não se curve aos propósitos daqueles que querem abortar um debate democrático.
Fonte:CUT






