Fenaj deixa a coordenação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Depois de duas décadas, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) deixou a coordenação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Atualizado em 14/12/2011 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A partir de janeiro, a coordenação passará a ser exercida pela secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosane Bertotti. As informações são do site .
De acordo com o presidente da Fenaj, Celso Schröder, a entidade continuará participando do FNDC. "A nossa saída da executiva foi uma forma de sinalizar nossa discordância sobre uma mudança de foco que está sendo dada ao fórum, em que pautas individuais de cada um dos movimentos tendem a se impor em relação a uma formulação própria do FNDC, o que sempre foi a característica do movimento", disse.
"Nosso afastamento da executiva sem dúvida é muito doloroso, mas não significa que estejamos rompendo com o FNDC. Já procurávamos passar a coordenação para uma das entidades que participam do fórum, mas não achamos que a CUT esteja na melhor posição para coordenar o movimento", completou Schröder, demonstrando insatisfação com a nova coordenação.
A ideia para essa nova fase, de acordo com a executiva que assumirá o FNDC, em janeiro de 2012, é abrir "mais espaço" para a manifestação das entidades participantes, além de atuar de forma "mais destacada" em questões relacionadas à banda larga e efetuar uma cobrança "mais incisiva", com relação ao marco legal das comunicações.
Leia mais