Fenaj critica agressões policiais a manifestantes e jornalistas em SP

Nesta sexta-feira (14/6), a Federação Nacional dos Jornalistas se manifestou alertando as autoridades para “a gravidade da repressão policial que vem ocorrendo na cidade de São Paulo”.

Atualizado em 14/06/2013 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.


“Além da tentativa de criminalização do direito constitucional de livre manifestação, as inadmissíveis agressões e prisões de jornalistas no exercício de suas funções requerem uma ação imediata de interrupção de tais atentados à democracia e punição dos responsáveis por tais atos”, declarou a entidade.
Para a Fenaj, é “inominável” o desrespeito aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa que, segundo a entidade, está em prática e se verificou nas "ações policiais repressivas" ao movimento contra o aumento das passagens de transporte público.
“A gravidade dos acontecimentos impõe a necessidade de ação mais ampla das autoridades públicas. É preciso que cessem já tais atentados às liberdades democráticas e que se identifique quem praticou e quem autorizou esta barbárie”, acrescentou.
“A Fenaj exige a imediata apuração das responsabilidades pelas agressões — especialmente as praticadas contra jornalistas — e a punição dos autores e mandantes de tais crimes.”