Fenaj cobrará aprovação da PEC do diploma pelo Plenário

Fenaj cobrará aprovação da PEC do diploma pelo Plenário

Atualizado em 15/07/2010 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, aprovou a volta da obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo, e informou que procurará líderes da Câmara dos Deputados para garantir que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) seja aprovada pelo Plenário.

Ao jornal O Estado de S. Paulo , Murillo declarou os jornalistas vivem uma situação absurda e que não existe critério para se exercer a profissão. O presidente da Fenaj chegou até a comparar o profissional de imprensa a um flanelinha: "No Distrito Federal, para ser flanelinha é necessário um registro no Ministério do Trabalho. No caso dos jornalistas, nem isso é preciso".

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta (14), o substitutivo da PEC 386/09, que restabelece a exigência do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. A proposta terá de ser aprovada em dois turnos pelo Plenário antes de ser enviada ao Senado. Outra PEC (33/09) sobre o diploma também aguarda votação, e será tratada com prioridade pelos líderes da Câmara.

Leia mais

-