FENAJ - Alerta sobre "Risco Tanure"

FENAJ - Alerta sobre "Risco Tanure"

Atualizado em 05/10/2005 às 09:10, por Por: Federação Nacional dos Jornalistas.

Em ofício encaminhado ao Sindicato Nacional dos Aeronautas e à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, no dia 26 de setembro, a FENAJ fez um alerta sobre o "Risco Tanure". Representantes das duas entidades manifestaram simpatia à proposta do empresário Nelson Tanure de assumir o controle acionário da Varig. A Federação dos Jornalistas lembrou os antecedentes do empresário nas relações de trabalho.

Repudiado pelos jornalistas presentes ao XV ENJAC por processar dirigentes sindicais com base na Lei de Imprensa, Tanure, que controla o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil, é reconhecido pela categoria como "predador das relações de trabalho". Em matéria publicada na edição do JB de 21 de setembro, dirigentes das duas entidades dos aeronautas acharam interessante a proposta de Tanure adquirir o controle da Varig.

No ofício encaminhado, o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, considera que "seria uma omissão indesculpável" não alertar a categoria dos aeronautas sobre os riscos de propostas do empresário, tendo em vista seus antecedentes em outros negócios, como na área de jornalismo. Um dos fatos relatados é a existência de mais de 500 processos de empregados no Jornal do Brasil.

A FENAJ denunciou que "A conduta do referido senhor, nas empresas que adquire, tem algumas constantes: planos de demissões em massa, desrespeito sistemático às obrigações trabalhistas e descumprimento de compromissos publicamente assumidos. Seu objetivo declarado, na maioria das vezes, é a maquiagem da empresa comprada - sempre com grande prejuízo para os funcionários - para tentar repassá-la, com um bom lucro".

Sustentando sua iniciativa, a Federação Nacional dos Jornalistas registra que seu objetivo é "cooperar na defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta pela liberdade de organização sindical".