FEJ se une a sindicatos para pedir à União Europeia mais controle da pirataria na internet

FEJ se une a sindicatos para pedir à União Europeia mais controle da pirataria na internet

Atualizado em 14/01/2010 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Em parceria com personalidades como Bono Vox e Lily Allen, sindicatos europeus apelaram à União Europeia para que sejam tomadas medidas mais rígidas em relação à pirataria na internet. Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, eles pedem mais controle sobre o compartilhamento ilegal de arquivos e colaboração dos fornecedores de acesso.

Um comunicado foi enviado à União Europeia pelo Comitê para o Diálogo Social Audiovisual Europeu - que tem como participantes a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), a Associação da Televisão Comercial na Europa e a Federação Internacional de Associações de Produtores de Filmes (FIAPF).

"O compartilhamento não autorizado de trabalhos protegidos - bem como a necessidade de que todos os detentores de direitos recebam benefícios da exploração do seu trabalho - são assuntos importantes que precisam de ser mais bem reconhecidos pela Comissão Europeia e outras instituições comunitárias", disse o comunicado.

O grupo também pediu que a Comissão Europeia investigue os efeitos econômicos da pirataria online, incluindo a possível perda de empregos e de receitas.

Leia mais