FEJ pede que políticos europeus ajudem a combater a crise no jornalismo
FEJ pede que políticos europeus ajudem a combater a crise no jornalismo
Em conferência realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na última terça-feira (02/02), a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) exigiu que os líderes europeus agissem para combater a crise que atinge o jornalismo no continente, informou o Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
Na reunião, representantes de grupos de comunicação, jornalistas e políticos discutiram uma nova relação entre o Estado e a imprensa, no sentido de encontrar formas de estabilizar e apoiar o jornalismo europeu sem comprometer a independência política e a liberdade editorial dos jornalistas.
Segundo Aidan White, secretário-geral da FEJ, "o jornalismo é um bem público do qual depende a democracia na Europa. Todavia, os políticos são complacentes e Bruxelas tem uma fixação pelas regras de mercado em vez de pensar nos direitos dos cidadãos, à medida que a indústria de comunicação enfrenta os desafios de uma grande mudança".
Leia mais






