FEJ acusa dirigentes de futebol da Romênia de incentivarem agressões a jornalistas
FEJ acusa dirigentes de futebol da Romênia de incentivarem agressões a jornalistas
Na última quinta-feira (18), a Federação Européia de Jornalistas (FEJ) e o sindicato de jornalistas da Romênia decidiu apresentar uma queixa formal à UEFA (União das Associações Européias de Futebol) contra a Federação Romena de Futebol (FRF), que estaria encorajando agressões a jornalistas que cobrem o esporte.
No dia 6 de setembro, três jogadores romenos teriam agredido verbalmente alguns repórteres que cobriam o jogo entre a Romênia e Lituânia para a fase de qualificação do Mundial de 2010. Um deles, Mirel Radoi, teria lançado pedras contra os profissionais.
Este não é o primeiro caso de agressão; Ionel Lutan, editor do jornal Monitor , foi agredido por Stefan Chitu, presidente do clube CSM Ploiesti. Além disso, o treinador Ionut Popa, do Politehnica Iasi, atacou repórteres da TV estatal do país, informou o site do Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
Para Arne König, presidente da FEJ, "é um escândalo que jogadores de futebol sejam encorajados a atirar pedras nos jornalistas pelos seus treinadores e dirigentes. A FEJ não consegue compreender como este comportamento pode ocorrer sem sanções".
Leia mais






