Feira no Irã reúne jornalistas de 35 países para desfazer imagem negativa do país

Feira no Irã reúne jornalistas de 35 países para desfazer imagem negativa do país

Atualizado em 20/10/2009 às 16:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Começou nesta terça-feira (20), em Teerã, no Irã, a 16ª Feira Internacional de Imprensa e Jornalismo, que reunirá jornalistas de 35 países. Ao todo, terão representantes na feira 1,5 mil jornais e agências de notícias de todo o mundo, incluindo a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Segundo a Agência Brasil, o objetivo do evento é promover a troca de experiência entre a imprensa iraniana e a estrangeira, desfazendo a imagem negativa que o Irã muitas vezes tem em veículos de comunicação de outros países.

Mohammad Hosseini, ministro da Cultura e Orientação Islâmica do país, afirmou na abertura da feira que a ideia é fazer com que os jornais iranianos sejam um espelho da vida da população, para, dessa forma, ajudar a transformar a realidade dessas pessoas.

Em seu discurso ele defendeu, ainda, a isenção da imprensa, e disse que o bom jornalismo deve apresentar uma notícia isenta para que o cidadão possa ter uma informação verdadeira. Como exemplo, ele citou a BBC persa, que teria distorcido informações sobre as eleições no país. Segundo Hosseini, a missão da imprensa deve ser resolver os problemas reais da vida dos cidadãos.

Leia mais