Feira de tecnologia na Alemanha traz lançamentos voltados à ecologia

Feira de tecnologia na Alemanha traz lançamentos voltados à ecologia

Atualizado em 04/03/2008 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A proteção do meio ambiente chega à CeBIT, a maior feira de tecnologia do mundo, que apresenta nesta edição, na Alemanha, um laptop fabricado com madeira de bambu e que traz economia no consumo de energia.

A CeBIT, realizada na cidade de Hannover, teve início nesta terça-feira e irá até o dia 9 de março. Dessa vez, o público verá um número menor de expositores devido ao processo de concentração do setor e à força do euro frente a outras divisas, como o dólar.

Ainda assim, após inaugurar a feira juntamente com o presidente francês, Nicolas Sarkizy, e com José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia (CE), a chanceler alemã, Angela Merkel, deu uma volta pelo local para conhecer as principais novidades no mundo da tecnologia.

O setor tecnológico é responsável por 2% das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, como a indústria de transporte aéreo, e, por isso, a CeBIT traz produtos com tecnologia que geram economia no consumo de energia, como os laptops de madeira de bambu da empresa Asus.

A companhia Cyber Power Systems trouxe para a CeBIT uma tecnologia de fornecimento ininterrupto UPS (do inglês Uninterruptible Power Supply), que reduz o consumo de eletricidade em até 75% em comparação com os aparelhos usados até agora.

A segurança na rede e na telefonia celular também são dois dos assuntos que serão discutidos pelos especialistas reunidos na CeBIT.

Segundo uma pesquisa do fabricante de software, F-Secure, 86% dos usuários que utilizam internet através do telefone celular não instalaram programas de segurança no aparelho."Até agora foram descobertos 400 vírus voltados especialmente aos celulares e a outros terminais móveis", disse o diretor do departamento de pesquisa da F-Secure, Mikko Hyppönen.

Em comparação com o computador pessoal, o risco é pequeno, mas os danos aumentarão rapidamente na medida em que os celulares forem cada vez mais usados para navegar pela rede.

As fabricantes de celulares Nokia, E-Plus e Motorola e as de computadores, LG e a chinesa Lenovo não participam desta edição da CeBIT, que sofre muita concorrência de outros festivais como a Feira berlinense de telecomunicações IFA, o Congresso de telefonia celular de Barcelona e a mostra de eletrônica de consumo de Las Vegas.

Na inauguração, o presidente da fabricante de software americana Microsoft, Steve Ballmer, previu a "quinta revolução nos computadores", que vão ter em um futuro próximo uma capacidade de memória quase interminável e sistemas que serão ativados por voz e gestos".

A CeBIT 2008 durará um dia a menos do que em outras edições para reduzir os custos das empresas expositoras. A desvalorização do dólar frente ao euro, que esta semana tocou os US$ 1,53, fez com que muitas empresas estrangeiras do setor tecnológico tenham sido obrigadas a reduzir seu orçamento, segundo a mostra.

Mesmo assim, o setor alemão de tecnologia da informação prevê um faturamento de 145 bilhões de euros nesta edição da CeBIT, 1,4% a mais que no ano passado.

As informações são da agência EFE.

Leia mais: