"Feed de notícias do Facebook não é um centro de polarização política", aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (7/5) pela revista científica Science, apontou que redes sociais, em especial o Facebook, não

Atualizado em 08/05/2015 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma pesquisa, divulgada na última quinta-feira (7/5) pela revista científica Science , apontou que redes sociais, em especial o , não colocam usuários em uma "bolha de informações ideológicas".

Segundo a AFP, o estudo baseou-se em uma análise de 10 milhões de usuários da rede social norte-americana e concluiu que a maioria dos temas compartilhadores permitem que os usuários envolvam-se com diferentes pontos de vista. O resultado desmistifica o "medo" de alguns setores que apontavam a mídia digital como um centro de polarização política.

Na mira de diversos estudiosos por conta de seu controle de algoritmos que permite "selecionar" aquilo que o internauta quer ver, o Facebook afirmou, através de comunicado oficial, que seus usuários recebem diferentes posições e opiniões.

"Descobrimos que a maioria das pessoas têm amigos que reivindicam uma ideologia política contrária, e que o conteúdo do feed de notícias das pessoas reflete esses diversos pontos de vista. Os amigos que você escolhe são mais importantes em termos de conteúdo ideológico".

Segundos os cientistas de dados da rede social, responsáveis pela pesquisa, os usuários estão a todo tempo submetidos a um "conteúdo transversal", responsável pela difusão de ideais. "O quanto de conteúdo transversal que os indivíduos encontram depende de quem são seus amigos e quais informações compartilham", finalizou um dos pesquisadores.