Federação Internacional de Jornalistas faz campanha contra o fechamento do diário chileno La Nación

Federação Internacional de Jornalistas faz campanha contra o fechamento do diário chileno La Nación

Atualizado em 17/01/2011 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Federação Internacional de Jornalistas faz campanha contra o fechamento do diário chileno La Nación

A Federação Internacional de Jornalistas (FIP) (na sigla em espanhol) lançou campanha global em solidariedade aos trabalhadores da imprensa chilena. Cerca de 600 profissionais correm o risco de ficarem sem emprego depois do anúncio do fechamento do diário La Nación , periódico que tem o governo como principal acionista.

Em nota enviada ao presidente chileno Sebastian Piñera, o presidente da FIP, Jim Boumelha, demonstrou a preocupação em relação ao fechamento do jornal. "Nos preocupa intensamente as manifestações por parte de sindicatos de diversas partes do mundo que se solidarizaram com os trabalhadores chilenos em função da demissão em massa dos funcionários do La Nación .

Boumelha adiciona no documento que os jornalistas de várias partes do mundo estão à espera que o governo daquele país assuma sua responsabilidade. "Pedimos que seja garantida a sobrevivência dos meios de comunicação que cumprem com um serviço público vital para a cidadania e o bem-estar de centenas de trabalhadores e suas famílias", declarou.

A Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa (FATPREN), também se solidarizou com a situação e apoiou a campanha lançada pela FIP e a organização irmã, Federação Nacional dos Trabalhadores de Meios de Comunicação (FENATRAMCO). As entidades também exigem que seja outorgado um status de veiculo autônomo que possa estabelecer um procedimento transparente e democrático na seleção de um novo diretor.

Entre as ações realizadas pela FIP está o envio de uma carta para que os sindicatos de imprensa enviem ao presidente chileno e um espaço digital para que todos os trabalhadores da imprensa e cidadãos do mundo possam expressar solidariedade aos trabalhadores.

Leia mais