Fechamento de jornais locais pode influenciar eleições, diz estudo norte-americano

Fechamento de jornais locais pode influenciar eleições, diz estudo norte-americano

Atualizado em 17/03/2009 às 18:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Um estudo apresentado pelos economistas Sam Schulhofer-Wohl e Miguel Garrido, da Universidade de Princenton, nos Estados Unidos, mostra que o fechamento de um jornal pode interferir na política local.

Ao analisar o fechamento do jornal Cincinnati Post , em 2007, a pesquisa - intitulada "Do Newspapers Matter?" - mostra que o fato levou a uma diminuição de candidatos, um aumento da abstenção dos eleitores nas eleições locais e uma vantagem aos candidatos no poder.

Com 27 mil exemplares, o Post cobria a política do Sul do Ohio e de alguns condados do Norte do Kentucky, informou o site Público. "Ao expor a corrupção ou ao permitir que a oposição faça ouvir a sua mensagem, um jornal pode reduzir a vantagem de quem está no poder. As notícias podem também aumentar o interesse pela política, levando mais pessoas a votar ou a concorrer nas eleições locais", dizem os pesquisadores.

Para eles, os dados não são definitivos, pois a amostra é reduzida. No entanto, "estudos futuros poderão investigar se a participação e competição política voltam ao normal a longo prazo", afirmaram.

Leia mais