Fechamento de empresa de internet nos EUA faz cair envio de spams em 70%
Fechamento de empresa de internet nos EUA faz cair envio de spams em 70%
Nesta quinta-feira (13), a companhia de segurança online Ironport informou que o fechamento de uma empresa de serviço de hospedagem de sites nos Estados Unidos levou a uma redução de 70% no envio de spams.
Após uma investigação do jornal norte-americano Washington Post, as empresas provedoras de internet Global Crossing e Hurricane Electric bloquearam a companhia McColo, que teria gangues de spam como clientes.
De acordo com a BBC, a McColo hospedaria gangues que operam um programa "zumbi", criado para enviar spams e procurar informações pela internet, como detalhes de contas bancárias e cartões de crédito. Esse tipo de programa, segundo a empresa britânica de segurança online MessageLabs, é responsável por mais de 90% dos spams enviados no mundo.
Entretanto, a Ironport declarou que essa queda deve ser temporária, já que "as redes se movem da América do Norte para locais onde existe menos vigilância". Jason Steer, porta-voz da Ironport, acredita que os criminosos terão mais cuidado a partir de agora, pois "as companhias de internet americanas estão sendo muito mais vigiadas. As autoridades e a comunidade virtuais acordaram para o problema".
Apesar disso, os criminosos não devem parar. "Os níveis de spam voltarão ao normal com a aproximação do feriado de Ação de Graças e do Natal", disse Steer. Um estudo das universidades norte-americanas de Berkeley e San Diego mostrou que as pessoas que mandam spams obtêm lucros mesmo com um índice de resposta de um para cada 12,5 milhões de e-mails enviados.
Leia mais






