FBI cria página falsa do jornal "Seattle Times" para promover investigação

Falsa notícia foi atribuída à agência Associated Press

Atualizado em 29/10/2014 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A editora do Seattle Times , Kathy Best, disse que o jornal está "indignado" com a revelação de que a Agencia Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) aparentemente criou uma falsa página do jornal como parte de uma investigação.
Crédito:Reprodução Jornal e agência de notícias foram usados sem saber de investigação do FBI
Segundo o jornal britânico The Guardian , documentos obtidos pela Fundação Fronteira Eletrônica (EFF, na sigla em inglês), apontam que um escritório do FBI em Seattle fabricou uma notícia e uma página falsa do Seattle Times para ter acesso ao computador de um suspeito que anunciou uma série de ameaças à bomba em 2007.
A publicação informou que apenas soube do incidente depois que o diretor técnico da União Americana pelas Liberdades Civis, Christopher Sogohian, escreveu em seu Twitter sobre a ação do órgão na última segunda-feira (27/10).
"Estamos indignados que o FBI, com a ajuda aparente de advogado nos EUA, apropriou-se indevidamente do nome do Seattle Times para se instalar secretamente no computador de um suspeito do crime", disse.
"Nossa reputação e nossa capacidade de fazer o nosso trabalho como um cão de guarda do governo são baseadas na confiança. Nada mais é fundamental que a confiança e independência — de aplicação da lei, por parte do governo, de empresas e de todos os outros interesses especiais", acrescentou.
A falsa história que teria sido publicada no jornal foi atribuída à Associated Press, que condenou as ações do FBI. "Estamos extremamente preocupados e é inaceitável que o FBI use o nome da Associated Press e publique uma história falsa", lamentou Paul Colford, diretor de relações de mídia da AP.