Faustão declara apoio às manifestações; Rede Globo diz que não veta opiniões

No último domingo (23/6), o apresentador Fausto Silva declarou durante o “Domingão do Faustão”, da TV Globo, sua posição política sobre as recentes manifestações no Brasil conta o aumento da tarifa do transporte público.

Atualizado em 24/06/2013 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a coluna de Mauricio Stycer, do UOL, a declaração surpreende, pois, além de o apresentador sempre ter evitado expor sua posição política sobre qualquer assunto, a Globo não permite que seus funcionários façam manifestações políticas no ambiente de trabalho.
No discurso, o apresentador disse que "m uitas vezes eu ouvia falar que o jovem brasileiro fica na internet, o jovem brasileiro é alienado. Alienado é o cacete! Esses garotos foram inteligentes, foram corajosos, motivaram todo mundo. Começou com a passagem de ônibus. Mas isso é um pingo de água que transbordou. Aqui cada um tem um assunto pra falar, contra a corrupção, pela honestidade e competência. Outra coisa: acabou aquele negócio no ano que vem: ganha a Copa, você ganha a eleição. Copa do Mundo é uma coisa, eleição é outra coisa. Tem que ter proposta. E agora, com essa virada da página do Brasil, todo mundo vai se informar mais para votar melhor. Por isso eu falo aqui há 500 anos: urna não é penico. Se todo mundo tiver consciência, como a grande maioria que foi às manifestações, vamos fazer o Brasil um país digno para todo mundo".

Procurada por IMPRENSA, emissora declarou que "a Globo exerce a liberdade de manifestação do pensamento em seus programas, produções e eventos, o que está claro no documento de Princípios e Valores da TV Globo no Vídeo. A exceção se dá durante os períodos eleitorais, cujas restrições estão previstas na legislação.”
Assista ao vídeo: