"Faremos o mesmo jornalismo com menos recursos", diz presidente do "El País"

Como IMPRENSA adiantou na última sexta-feira, (5/10), o jornal espanhol El Pais anunciou a redução de seu quadro de funcionários em função da crise financeira em que vive a Espanha e a imprensa escrita daquele país.

Atualizado em 08/10/2012 às 13:10, por Luiz Gustavo Pacete.

sexta-feira, (5/10), o jornal espanhol El Pais anunciou a redução de seu quadro de funcionários em função da crise financeira em que vive a Espanha e a imprensa escrita daquele país.
O presidente do periódico, Juan Luis Cebrián, juntamente com os principais diretores do jornal, anunciou uma série de medidas com o objetivo de garantir a viabilidade econômica da empresa nos próximos anos.

Juan Luis Cebrián Entre os principais problemas apontados pelo El País estão a redução de investimento publicitário e a queda da circulação dos jornais. Entre as principais medidas anti-crise do veículo estão o plano de adiantamento de aposentadorias, a redução do quadro de funcionários, a mudança no modelo da redação e uma drástica redução de jornalistas nas redações de Madri e Barcelona, além de cortes salariais. Todas as medidas serão anunciadas nesta semana de forma detalhada.
Os diretores do El Pais admitiram que as medidas contra crise são inéditas nos 36 anos de existência do veículo. "São dolorosas, ainda que inevitáveis", reconheceu um dos jornalistas. O alto escalão da companhia também pediu para que todos os funcionários que ficarão na empresa se esforcem para manter a qualidade e a liderança tanto da edição impressa como a edição digital do jornal.