Fareed Zakaria, âncora da CNN e colunista da "Time", é afastado dos veículos por plágio
A revista Time e a rede de TV CNN afastaram por tempo indeterminado o jornalista Fareed Zakaria por plagiar um texto da New Y
A revista Time e a rede de TV CNN afastaram por tempo indeterminado o jornalista Fareed Zakaria por plagiar um texto da New Yorker , informou o jornal O Globo no último sábado (11/8). Dois dias antes, Zakaria admitiu ter copiado em sua coluna trechos quase na íntegra de um texto publicado meses antes na revista.
Leia também
-
-
-
Além de apresentador do programa semanal de política "GPS", na CNN, Zakaria é colunista na Time e no Washington Post . Em sua coluna desta semana, ele definiu sua atitude como "o erro terrível."
"Repórteres apontaram que parágrafos na minha coluna da Time esta semana tinham simiaridades com os do texto de Jill Lepore, do dia 23 de abril, na New Yorker . Eles estão certos. Cometi um erro terrível. É um lapso sério, e a culpa é minha. Eu peço desculpas a ela, aos meus editores na Time e aos meus leitores", escreveu o jornalista em comunicado.
A CNN suspendeu o jornalista depois de ter constatado "trechos similares e não atribuídos" a outro autor em seu blog no site da emissora. O texto foi retirado do ar. A Time não deu data para o retorno. Segundo o porta-voz da revista, as desculpas foram aceitas, mas o jornalista violou os padrões para colunistas, que diz que o trabalho além de factual, deve ser original. "Assim, estamos suspendendo a coluna de Zakaria, à espera de uma futura revisão", disse.
O jornalista já editou por anos a revista Newsweeek International , tem vários livros publicados e já escreveu artigos para os jornais New York Time e Wall Street Journal .






