Falta de energia elétrica afeta cobertura de TVs na região serrana do RJ

Falta de energia elétrica afeta cobertura de TVs na região serrana do RJ

Atualizado em 17/01/2011 às 09:01, por Redação Portal IMPRENSA.

A cobertura feita pelas emissoras de TV do impacto das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro foi afetada pela falta de energia elétrica, queda de comunicação e dificuldades de locomoção no local. Segundo a coluna de Keila Jimenez, no jornal Folha de S.Paulo , os problemas tiraram retransmissoras e geradoras do ar, e obrigou os veículos a armarem esquemas de guerra para manter o sinal.

Segundo a Folha , na última quarta-feira (12) a Inter TV Serra, afiliada da Rede Globo na região, ficou fora do ar das 4h até as 11h, e só voltou a operar com o uso de geradores e racionando combustível. A emissora deslocou dois helicópteros para a cobertura e dois equipamentos de transmissão via satélite - conhecidos como SNG.

O SBT também sofreu com a falta de energia, e não consegue exibir sua programação local. A emissora, que tem uma geradora na cidade de Nova Friburgo (RJ), ficou fora do ar na quinta (13) e na sexta-feira (14) passadas. Além disso, os jornalistas do canal precisam ir até o Pico da Caledônia, local em que ficam as antenas da cidade, para conseguirem enviar as reportagens para a rede, já que estão sem uma base de transmissão.

Já a Band e a RedeTV! não possuem geradoras nem retransmissoras na região serrana do Rio, e continuam com o sinal transmitido da capital fluminense. De acordo com a Folha , as três retransmissoras da Record também enfrentaram dificuldades com o sinal, porém a emissora negou que tenha acontecido falhas.

As notícias sobre os deslizamentos do Rio provocaram, ainda, o aumento nas buscas pelos contatos de emissoras de rádio e TV no Rio. O serviço Telelistas.net, site que disponibiliza o número de telefone e endereços de empresas, pessoas e outros serviços, registrou crescimento de mais de 1000% em relação à média diária, e em comparação a 2009.

Leia mais

-
-
-