Fake news: Grupo Globo lança serviço de checagem unindo todos os seus canais de comunicação
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvet
Na tentativa de inibir a disseminação de fake news, o Grupo Globo lança, nesta segunda-feira (30), a seção Fato ou Fake, no G1 A ideia é identificar mensagens falsas que circulam pela internet, redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp. As informações são do G1.
Crédito:Reprodução G1
A checagem será feita diariamente e em conjunto por jornalistas de todas as plataformas do Grupo Globo: G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo. A seção substituirá a atual editoria É ou não É do portal.
Para auxiliar na apuração e esclarecimento dos fatos, o G1 colocará o "bot" (robô) no Facebook e no Twitter para responder aos internautas o que é falso ou verdadeiro, caso o assunto já tenha sido verificado. O público também poderá, por meio de um número de WhatsApp, ver os links das checagens realizadas. Para ter acesso ao serviço é preciso fazer cadastro.
Entre outros assuntos, a equipe do Fato ou Fake também irá checar discursos de políticos, conferindo selos às declarações (veja quais são ao final deste texto). O objetivo é confrontar as versões dadas como oficiais e impedir a difusão de rumores.
Leia mais





