Facebook vai selecionar usuários para ajudar na identificação de fake news
Além de checadores profissionais, o Facebook vai lançar mão de seus próprios usuários para combater fake news. Em um projeto-piloto por enquanto restrito aos EUA, a empresa vai contratar usuários da plataforma para que atuem como checadores em período parcial, ajudando na identificação de notícias falsas.
Atualizado em 19/12/2019 às 14:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Shutterstock / Divulgação Para selecionar quem fará parte do time de usuários/checadores, o Facebook fez uma parceria com a YouGov, empresa de dados sobre opinião pública.
A utilização de usuários não substituirá checagem profissional. Na verdade a ideia é que usuários filtrem fake news no Facebook antes que elas cheguem às empresas especializadas nesse trabalho. Com isso, espera-se mais eficiência no processo.
O primeiro passo na identificação de notícias falsas será feito por machine learning. Depois disso os checadores/usuários vão poder dar seus pareceres sobre a notícia, que só então seguirá para os checadores profissionais.
Em nota Henry Silverman, gerente de produtos do Facebook, disse que checadores profissionais terão acesso à avaliação dos checadores/usuários em suas análises.





