Facebook supera mídia tradicional e fatura R$ 24 milhões de publicidade federal em 2014

Veículos tradicionais possuíam a liderança do mercado durante as últimas décadas

Atualizado em 03/07/2015 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O Facebook recebeu R$ 24 milhões no ano passado de órgãos do governo federal para veicular , 118% a mais do que havia acumulado em 2013. Os dados publicados pelo portal UOL apontam um grande crescimento da rede social no mercado publicitário.
Crédito:Roberto Stuckert / PR Governo Federal aposta em publicidade na rede social de Mark Zuckerberg
A União passou a utilizar propaganda no Facebook em 2010. O primeiro a aderir foi o Banco do Brasil, que apostou R$ 8.100. No ano seguinte, o investimento ultrapassou R$ 1 milhão. Em 2012, passou os R$ 10 milhões.
As informações apontam que as plataformas atraem, em alguns casos, muito mais anúncios do que veículos tradicionais que possuíam a liderança do mercado durante as últimas décadas. As verbas destinadas à rede social ficam acima das recebidas por O Globo , jornal que mais teve propaganda estatal em 2014 (R$ 21 milhões).
O Facebook também está à frente da revista Veja , a que mais faturou entre as publicações semanais (R$ 19 milhões). Também acumulou 63% a mais do que o UOL em publicidade no governo de Dilma Rousseff (PT). O portal recebeu R$ 14 milhões.
Enquanto a rede social está em ascensão, o Google e YouTube - do mesmo grupo -, viram suas receitas com publicidade encolherem 76% no ano passado, para R$ 782 mil, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O Twitter não havia recebido nada em publicidade estatal até 2014.