Facebook quer que veículos publiquem matérias diretamente na rede social

Empresa de Mark Zuckerberg quer oferecer às publicações chance de gerar engajamento sem fazer com que o internauta deixe a página.

Atualizado em 29/10/2014 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O Facebook quer transformar seu feed de notícias em uma fonte primária de informação na internet. A rede social estaria procurando veículos de comunicação para convencê-los a publicar seu conteúdo diretamente em seus perfis, em vez de links para a matéria em páginas externas.
Crédito:Divulgação Facebook quer ser hospedeiro de notícias da imprensa
Na prática, o Facebook quer operar como um serviço de "hospedagem" de conteúdo inédito e não apenas um "distribuidor". A informação foi publicada pelo jornal norte-americano The New York Times , que ouviu Chris Cox, diretor de produto da rede.

"Temos um papel cada vez mais importante em como as pessoas encontram as notícias que elas leem todos os dias e nos sentimos responsáveis para trabalhar com as publicações para chegar a uma experiência que seja a melhor possível para os consumidores. Queremos e precisamos que essa seja uma boa experiência também para as publicações", explicou.
Além de se encarregar da postagem do conteúdo, o Facebook também seria responsável pela visualização dessas matérias em dispositivos móveis - um obstáculo para veículos e leitores. A renda com anúncios seria dividida entre a rede social e a página autora da postagem.

A ideia, porém, não teria sido bem recebida pelas publicações, que consideram a possível perda de acessos em suas páginas virtuais.