Facebook pede desculpa a usuário por retrospectiva destacar morte de sua filha

Algorítmo que mostra ao internauta os momentos mais populares de seu perfil na rede social acabou trazendo transtornos a um norte-americano.

Atualizado em 29/12/2014 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Um aplicativo que faz uma espécie de retrospectiva do ano de 2014 aos usuários do Facebook causou transtornos a um escritor e web designer norte-americano. A rede social acabou pedindo desculpas diretamente a Eric Meyer pelas lembranças desagradáveis que o serviço lhe proporcionou.
Crédito:Reprodução Facebook admitiu o erro e se desculpou com o usuário pelo "incômodo"
No último dia 24 de dezembro, Meyer publicou em seu que o algorítimo que cria as retrospectivas, apesar de bem intencionado, acabou por lhe lembrar da perda da filha. "Me mostrar o rosto de Rebecca e dizer 'Aqui está como foi o seu ano' é chocante. Parece errado e, se viesse de uma pessoa real, seria errado. Vindo de um código é apenas infeliz", escreveu.
Segundo O Globo , Jonathan Gheller, um dos responsáveis pelo app, falou publicamente sobre o caso. "Ele foi incrível para um monte de gente, mas é evidente que, neste caso, trouxe tristeza em vez de alegria. É um feedback valioso. Nós podemos fazer melhor", afirmou.
Em seguida, Meyer postou em seu blog que ficou surpreso com a repercussão e que a equipe do Facebook entrou em contato para pedir desculpas. O designer, então, também lamentou por suas próprias palavras. "Sinto muito ter derrubado a internet em suas cabeças neste Natal. Sim, o algorítimo deles falhou em lidar com situações como as minhas, mas eles dificilmente estão sozinhos. Isso acontece o tempo todo na internet, em contextos inimagináveis", escreveu.