Facebook lança portal com suporte para capacitação de produtores de conteúdo
Não é novidade que as redes sociais se transformaram nos principais canais de comunicação nos últimos anos. A cada dia, essas plataformas digitais ganham espaço na produção de conteúdos e são ferramentas essenciais para entretenimento e informação.
Atualizado em 30/07/2015 às 15:07, por
Vanessa Gonçalves.
Crédito:Divulgação Luis Olivalves ressalta importância da capacitação via Facebook Media
Dentre tantas opções, o tem aprimorado sua capacidade de divulgar informação, tanto que lançou recentemente o Instant Article — ainda exclusivo nos Estados Unidos — projeto no qual veículos de comunicação publicam notícias diretamente na rede social.
Agora, de forma inéditas no Brasil, a empresa de Mark Zuckerberg, lança no Brasil o , um portal que tem como objetivo capacitar produtores de conteúdo de forma que possam alcançar seus públicos-alvo eficientemente, utilizando apenas as ferramentas já disponíveis na rede social.
À IMPRENSA, Luis Olivalves, líder de parcerias de mídias para a América Latina do Facebook, revela que a iniciativa é a primeira fora do mercado norte-americano a focar na capacitação de pessoas que usam a plataforma para se comunicar com a audiência.
“Ao longo dos anos temos visto uma transformação do papel Facebook para os veículos e as pessoas públicas, que passa pela distribuição de conteúdo. Porém, fica difícil as pessoas assimilarem toda essa evolução sem ter um lugar para se apoiar e se capacitar. O Facebook Media foi criado justamente para suprir essa necessidade”, comenta.
No Facebook Media, os interessados poderão aprender a usar todas a ferramentas da rede social de acordo com suas necessidades, aplicando, inclusive, modelos que tiveram êxito que podem ser acompanhados na seção “Cases de sucesso”.
“Trata-se de um centro de capacitação do mercado e aborda todos os nossos produtos, desde como fazer um vídeo, usar melhor as ferramentas de publicação para controlar interesses por audiência etc.”, explica Olivalves.
A página traz desde informações sobre o uso de recurso básicos para operar bem a produção de conteúdo no Facebook, até dicas de como usar ferramentas mais completas, como o Instant Article, ainda indisponível no Brasil.
Reinventado para o Brasil
Embora o Facebook Media já existisse nos EUA, seu lançamento no Brasil inicia o chamado processo de regionalização da rede social no quesito capacitação. Assim, para atender às necessidades do público brasileiro, a rede social passou meses analisando o comportamento do público nacional e avaliando as práticas que dão certo — ou errado — por aqui. Desta forma, apresenta aos produtores de conteúdo da região informações mais certeiras para o sucesso na plataforma digital.
Embora não seja voltado apenas para os produtores de conteúdo noticioso, o Facebook Media deve servir como “manual” para os veículos de comunicação, bem como para as pessoas públicas e marcas que usam a rede social para se promover. “A ideia é que as pessoas aprendam qual a melhor forma de gerenciar este conteúdo e ter um poder de interação com os fãs de forma mais eficiente”, diz o executivo.
A chegada do portal ao Brasil é o pontapé para a expansão deste modelo de capacitação para os países sul-americanos de língua espanhola e, posteriormente, deve ser exportado para Europa e Ásia.





