Facebook habilita opção de gênero personalizado na Argentina
País é o primeiro na América Latina a receber a novidade. A medida abre possibilidade para escolher pronomes de tratamentos na rede social.
Atualizado em 11/08/2014 às 15:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Rede social libera lista de gêneros para perfis na Argentina
Segundo O Globo, a medida acontece depois de anos de campanhas de usuários da ferramenta, que teriam criado até páginas dentro da rede social para reivindicar alterações nas etiquetas de gênero. Com as mudanças, o internauta tem a possibilidade de escolher o pronome pelo qual gostaria de responder publicamente — ele, ela ou eles.
Há também uma nova lista de opções, como neutro, nenhum, andrógina, andrógino, androginx, intersexual, trans, transgênero, mulher transexual e homem transexual, já disponível para usuários que acessam o Facebook nos Estados Unidos, França, Espanha e Reino Unido.
“De todas as conquistas, a mais importante é sentir orgulho da própria identidade sexual, e assim usá-la livremente no perfil. O uso desta possibilidade pelo Facebook é uma boa forma de educar a sociedade”, disse César Cigliutti, presidente da Comunidade Homossexual Argentina (CHA), ao jornal Clarín . O dirigente participou da elaboração da lista para o Facebook.
Em comunicado, o Facebook afirma que seu objetivo é que as pessoas, ao entrarem na rede social para se conectar com outras, se sintam confortáveis sendo fiéis a si mesmas. “Uma parte importante disso é a expressão de gênero, além de homem ou mulher”, explicou a empresa.





