Facebook e Google devem pagar por conteúdo de qualidade, diz Rupert Murdoch
O empresário Rupert Murdoch, presidente executivo da News Corp., afirmou nesta segunda-feira (22) que o Facebook e o Google popularizaram fontes de informações "difamatórias" e que essas duas corporações deveriam pagar às empresas de mídia se quiserem receber conteúdo "confiável" em suas plataformas.
"O reconhecimento de um problema é um passo no caminho para a cura, mas as medidas corretivas que ambas as empresas propuseram até agora são inadequadas comercial, social e jornalisticamente", defendeu o magnata australiano em um comunicado divulgado na página do seu grupo de mídia (leia a íntegra em inglês).
Segundo estimativas da Thomson Reuters, baseadas em informações de Wall Street, Facebook e Google devem abocanhar juntas mais de 185 bilhões de dólares em anúncios digitais em 2018. Um estudo divulgado na semana passada prevê que as duas gigantes da tecnologia dos Estados Unidos tenham juntas no mundo todo até o final do próximo ano.
"É chegado o momento de considerar um caminho diferente. Se o Facebook quiser reconhecer editores 'confiáveis', deve pagá-los uma comissão de tráfego semelhante ao modelo adotado pelas empresas de televisão por cabo. Os editores estão obviamente melhorando o valor e a integridade do Facebook através de suas notícias e conteúdos, mas eles não estão adequadamente sendo recompensados por esses serviços. [Esse]s pagamentos teriam um impacto pequeno nos lucros do Facebook, mas um grande impacto nas perspectivas para editores e jornalistas."
O comunicado de Murdoch - que é dono de meios de comunicação como o canal Fox News e os jornais The Wall Street Journal , New York Post , The Sun , The Times , entre outros - aparece em um momento no qual Facebook tem anunciado em sua plataforma para ajudar a julgar a .
Vale lembrar que a News Corp. comprou o MySpace, então rival do Facebook, por 580 milhões de dólares em 2005 e o vendeu por milhões de dólares seis anos depois.
Leia também:






