Fabio Motta conquista Líbero Badaró e diz que vale a pena correr 'risco calculado' por foto

A imagem "Em defesa da democracia", de Fabio Motta, do jornal O Estado de S. Paulo, venceu a categoria "Fotojornalismo"

Atualizado em 25/11/2014 às 20:11, por Vanessa Gonçalves.

A imagem "Em defesa da democracia", de Fabio Motta, do jornal O Estado de S. Paulo, venceu a categoria "Fotojornalismo" da 11a. edição do Líbero Badaró. Porém, por pouco o fotógrafo não conseguiu fazer a imagem, que lhe rendeu o primeiro prêmio da carreira.


Crédito:Danúbia Paraizo Fabio Motta comemora conquista do prêmio na categoria "Fotojornalismo"

Motta conta que tinha sofrido um acidente de moto e estava com o joelho machucado na época dos protestos dos professores no Rio de Janeiro, em outubro de 2013. Mas com faro jornalístico aguçado, deu um jeito de "estar no lugar e na hora certos" para fazer a imagem.


"Com aquelas manifestações acontecendo, black blocs, eu queria participar daquilo. Como não podia correr das bombas se ficasse lá no meio, procurei um lugar que pudesse ficar protegido e ao mesmo ter uma bela visão", conta.


O fotógrafo lembrou-se que na Candelária havia o antigo prédio do Cordão do Bola Preta, que ficava bem localizado onde as manifestações estavam concentradas. "Acabei ficando num prédio de produção gráfica. Uma das donas da loja me deixou utilizar a janela dela.


Se o acidente podia ser encarado como um azar, a escolha do lugar para cobrir os protetos não poderia ter sido melhor. Do alto, Motta viu toda a cena que acabou na imagem vencedora do prêmio Líbero Badaró. "Os policiais atiraram uma bomba nos manifestantes e quase atingiram aquela senhora, que depois vim a saber que era uma professora, que reagiu e foi para cima deles criticar por quase ter sido atingida".


A imagem na capa do jornal foi bastante repercutida e, uma semana depois, Fabio Motta descobriu que aquela senhora era uma professora. Curioso, queria saber o que ela tinha dito aos policias. Ainda assustada com a própria reação, a professora Lenita contou que disse aos oficiais: 'Vocês querem bater em mim, eu estou aqui, pode bater'.


Emocionado, Motta relata que o prêmio é um incentivo para manter-se na linha de frente correndo o que ele chama de 'risco calculado'. Otimista, espera estar entre os vencedores do próximo ano.



Prêmio Líbero Badaró
Iniciativa da revista e portal IMPRENSA, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo R$ 72 mil aos melhores trabalhos jornalísticos do país, tanto de profissionais quanto de universitários.
A 11ª edição reconheceu as melhores matérias - veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014 - em 10 categorias, mais duas categorias especiais: Grande Prêmio Líbero Badaró, à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa, que reconhecerá a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física.
Confira os .