Extremistas utilizam YouTube para disseminar propaganda terrorista, diz estudo
Extremistas utilizam YouTube para disseminar propaganda terrorista, diz estudo
O SITE Intelligence Group, que monitora atividades terroristas, disse que extremistas são incentivados, por meio de posts em fóruns islâmicos da web, a usar o site de vídeos YouTube para divulgar vídeos de propaganda terrorista.
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, na semana passada, um extremista ofereceu instruções passo-a-passo sobre como postar vídeos no YouTube. Ele ainda descreveu o site como "um dos mais famosos e maiores sites internacionais que publicam trechos de vídeos de todo o mundo".
O SITE indicou, também, que há muito tempo extremistas utilizam o site para se comunicar com simpatizantes do movimento e distribuir propaganda. "Eu afirmo que o site do YouTube é um dos mais fáceis para gravar e subir os clipes", diz o post de instrução detectado pela organização. Outro post é ainda mais direto: "Peço-lhes, por Alá, que assim que começarem a ler sobre este assunto, comecem a gravar no YouTube, e a editar e subir clipes nos sites de Jihad, nos sites islâmicos e em fóruns gerais". O YouTube, de propriedade da Google, não quis comentar o fato.
A Reuters lembrou, ainda, que em março desse ano, as autoridades paquistanesas exigiram que os provedores de acesso à internet do país não permitissem o acesso ao YouTube depois que o site veiculou material considerado insultuoso ao Islã
Leia mais






